quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval de muito sexo

Caro leitor, não pense que sou perito na festa do Rei Momo ou um atleta naquele assunto mais picante. E picante sem ironia na palavra. Nada disso. O que desejo é turbinar sua atenção para assuntos “quentes”. Bons temas!
            
Carnaval e atrações sexuais sempre combinaram ao longo da história. O termo vem do latim carnavale, que é a exaltação da carne, dos instintos ligados ao sexo. Na Roma antiga, homenageava-se o deus Baco. Foi onde surgiu a palavra bacanal, a sacanagem generalizada. No entanto, naquela época a festa era diferente. Era o culto da fertilidade. Os antigos esculpiam em pedras formatos de pênis (palavra feia para o pinto, não?) que eram enterradas para fecundar o solo. Assim cultuava-se a natureza como mágica e lúdica.

Mais tarde, aqui no Brasil, os escravos simbolizavam nas festas coloniais seus orixás com símbolos sexuais. E como não tinham absorvido a ideia do pecado e a culpa, que são próprias do catolicismo, usavam e abusavam do contato entre os corpos. Depois, no século XIX, explodiu a gozação: homens vestindo-se de mulheres, sérios virando loucos, mulheres diminuindo o tamanho de suas vestimentas.

No inicio do século XX, o grande mestre Nelson Rodrigues disse que o carnaval mais delirante de todos os tempos foi o de 1918. E por quê? Depois da gripe espanhola, em que mortos ficavam expostos na rua (no Rio de Janeiro, ¼ da população faleceu), a festa explodiu para celebrar a vida. Que bom! E como? Ora, com sexo. Foi quando o teatrólogo viu pela primeira vez uma odalisca que mostrava o umbigo. Que sensualidade, que buraquinho encantador, que orifício a ser desvendado; sua imaginação, ainda de menino, alcançou os píncaros, subiu até o pescoço!

Como isso é impossível hoje - os corpos já estão devassados pelas exposições das intimidade - qual festa desejamos? Qual profanação? Não sei. Mas há de ter sexo. E, com absoluta certeza, no enriquecimento de fantasias e adereços.

Aproveite! 

1 comentários:

Jair Pedrosa disse...

Olá, adorei a sua palestra ontem (25/02) no Teatro Armando de Ré de Suzano. Fiz uma Sequencia de fotos suas na CONSOCIAL. Veja em: https://picasaweb.google.com/100167317382923656098/ProfessorMarioSergioDeMoraes?authuser=0&feat=directlink

Postar um comentário