quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os estudantes da USP e os "conformistas sem causa"


Pessoal, gostei bastante do artigo de hoje do Antonio Prata na Folha de São Paulo, em que mostra sua visão sobre os estudantes da USP. O tema pode até já estar desgastado, mas é uma discussão sempre válida.

Ele acerta em cheio ao perceber o quanto precisamos de rebeldia ao invés de conformismo.

O título do texto é Conformistas sem causa.

O autor utiliza como referência uma matéria sobre Rimbaud, o poeta francês que mudou a história da literatura entre os quinze e os vinte anos de idade: “Sua escrita, embora formalmente impecável e laboriosamente trabalhada, dependia da rebeldia adolescente, da vontade de destruir as instituições e lugares comuns, de viver todas as experiências simultaneamente e fazer do próprio corpo o epicentro do mundo”

Abaixo, segue um trecho que me chamou a atenção:

“Os jovens, vez ou outra, também ameaçam a frágil segurança de nossas certezas. Na semana passada, estiveram por quatro vezes na capa deste jornal: um rapaz descendo uma viela da Rocinha, com uma prancha de surfe embaixo do braço, uma turma banhando-se na lama, no festival SWU, garotos e garotas enfrentando a polícia em Nova York e Milão. Esportes radicais, rock'n'roll, revolta: mesmo que você ache tudo isso uma bobagem, impossível ignorar a centelha, a pergunta que nos fazem aquelas imagens: será que não nos acomodamos? Será que estamos tirando da vida o máximo que ela pode dar? 

Aí é que, para nosso alívio, surgem os invasores da reitoria: ao vê-los, tão equivocados, podemos crer que toda rebeldia é burra, que sonhos são coisa de quem usa pochete e exibe fotos do Mao Tsé-tung. Satisfeitos, confirmamos nosso acerto, validamos a segurança da vida adulta contra as inquietações da juventude, a troca da poesia pelo comércio -profissional, social, afetivo-, que realizamos todos os dias. 

Nada melhor que rebeldes sem causa para dar sentido ao nosso conformismo.

É isso! Além da edição impressa, o artigo, na íntegra, está disponível para assinantes no site da Folha de São Paulo.

Antonio Prata no Twitter: @antonioprata
Blog: www.antonioprata.folha.blog.uol.com.br

 
Vale lembrar que já falei sobre o assunto por aqui: Polícia versus estudantes da USP.


0 comentários:

Postar um comentário